O que é o QR-Code e para que serve?

O que é o QR-Code e para que serve?

Tendência nos dias de hoje, é muito comum vermos esses códigos por aí, em qualquer lugar. Mas você realmente sabe o que é o QR-Code e para que ele serve?

A razão do QR-Code ser tão utilizado atualmente é sua multifuncionalidade. Pode ser utilizado em diversas áreas e de diferentes maneiras. Assim, para entendê-lo completamente, é necessário falarmos sobre o seu surgimento e como ele funciona.

 

O que é o QR-Code?

O nome “QR-Code” é uma abreviação do termo em inglês Quick Response Code, que significa código de resposta rápida. Ele foi desenvolvido no Japão em 1994 pela Denso Wave, empresa do grupo Toyota. Inicialmente, foi criado para suprir limitações do código de barras, tecnologia mais utilizada na época.

 

O que é o QR-Code e para que serve?

 

Diferente do código de barras, que é unidimensional no sentido horizontal, o QR-Code é um gráfico 2D. Desse modo, usa as dimensões horizontal e vertical, no formato de um quadrado. Através de um padrão de detecção de posição, utilizando marcadores posicionados em três cantos do quadrado, ele permite que câmeras de smartphones e aparelhos do tipo façam a leitura do código de forma rápida.

Devido à suas características, demonstra muitas vantagens para quem utiliza. A rapidez e a praticidade no seu modo de funcionamento permitem que, em questão de segundos, a informação seja acessada por quem faz a leitura do código, por exemplo. A variedade de maneiras nas quais o QR-Code pode ser utilizado também é uma das principais vantagens.

 

Para que serve o QR-Code?

O objetivo da criação do QR-Code era desenvolver um sistema de códigos que, além de comportar mais informações que o código de barras, fosse lido de forma mais rápida. Tais características proporcionam uma ampla variedade de situações em que ele pode aparecer. Por essa razão, é uma ferramenta utilizada globalmente e que ainda está em ascensão.

As funcionalidades de um QR-Code são muitas. No começo, a função mais comum era o direcionamento para sites em revistas e panfletos, onde o usuário poderia obter mais informações a respeito do tema ou produto.

A tecnologia do QR-Code voltada para a validação também passou a ser muito utilizada. No WhatsApp, aplicativo de comunicação mais popular do Brasil, o usuário tem acesso ao serviço pelo computador por meio de um QR-Code exibido na tela. Desse modo, ao ser lido pelo smartphone, o código libera o uso do aplicativo pelo desktop.

 

Uso do QR-Code na área de vendas

Com o tempo, seu uso começou a se associar com a área de vendas. Restaurantes e derivados começaram a disponibilizar seus cardápios em QR-Codes expostos no local. Tal atividade se popularizou principalmente na pandemia, já que evita o contato com itens físicos que poderiam estar contaminados com o vírus da COVID-19.

Ainda na área de vendas, programas de televisão começaram a utilizar o QR-Code em promoções especiais de determinados produtos, onde só se tinha acesso ao desconto via código. Em eventos onde o ingresso pode ser comprado de forma online, o serviço de validação também funciona como autenticador do ingresso, assim como no controle da entrada dos visitantes.

Outra utilização comum do QR-Code nessa questão é como meio de pagamento. Devido ao seu poder de validação e facilidade do compartilhamento de dados, os códigos estão sendo cada vez mais utilizados na hora de pagar, inclusive pelos maiores bancos.

 

QR-Code como ferramenta de marketing

Além de tudo, a capacidade de direcionamento eficiente e prático do QR-Code o transformou em uma poderosa ferramenta de marketing. Ao escanear um código, o público-alvo tem acesso a qualquer conteúdo que a empresa queira passar. Não só empresas, mas no marketing pessoal o QR-Code também pode ser fundamental.

O

Em crachás de pvc, por exemplo, a presença de um QR-Code agrega valor. Comporta mais detalhes sobre o profissional, expõe seu portfólio e qualquer outra informação que ele queira apresentar. Além disso, a ferramenta traz modernidade, elemento que sempre causa boa impressão. Se você se interessar em fazer crachás com essas características, conte com a Cardpress.  A Cardpress é referência na produção de crachás em PVC com várias tecnologias, inclusive QR-Code.

por GABRIEL DOMINGUES

- 1284 visualizações

Palavras-chave: crachá, crachás, cracha, crachas, craca em pvc, crachás em pvc, carteirinha do sus, carteirinha para igreja, carteirinha, carteirinha em pvc, modelos de crachá, layout de crachá, crachás de pvc, crachás sp, crachás personalizados, crachá de identificação, crachás de identificação, crachá com código de barras, crachás para empresa, crachas para empresas, cracha em pvc, cracha para funcionarios, cracha empresa, crachas para imprimir, cracha para carros, crachá png, crachá, crachá personalizado, crachás, crachá de empresa, crachá pvc, crachá tamanho, crachá veicular