A importância do controle de acesso

 

Uma das maiores prioridades ao administrar uma empresa é a segurança, já que sem ela, toda a integridade do negócio é comprometida.

 

Equipamentos de alto custo, dados confidenciais e o próprio bem-estar dos funcionários ficam vulneráveis caso a segurança do ambiente seja falha, o que pode trazer danos enormes para a empresa. Além disso, a segurança do espaço físico e a segurança do espaço digital (dados) andam lado a lado. Num caso hipotético de falha na segurança do local, criminosos podem ter acesso à documentos e informações essenciais, que podem ser usadas para um possível ataque cibernético.

 

Por isso, o controle de acesso tem importância chave no gerenciamento de um negócio, sendo o sistema que controla a segurança de dados confidenciais, assim como quem entra e quem sai do estabelecimento. Por esse motivo, essa área de gerenciamento de ambientes foi se desenvolvendo ao longo dos anos, andando junto com o avanço da tecnologia, para cada vez mais diminuir os riscos para as empresas, residências, entre outros.

 

Hoje em dia, esses sistemas oferecem uma segurança avançada, restringindo a entrada somente ao pessoal autorizado, e podem ser utilizados em diversas situações. As mais comuns são entradas principais, na área de recepção, onde geralmente são utilizadas ferramentas como catracas; entradas de estacionamentos, onde o controle é feito por portões; elevadores, no caso de algum andar ser restrito somente a pessoas autorizadas, etc. Geralmente, além das ferramentas citadas, é necessário o material humano para operá-las.

 

Casos de falha de segurança dos sistemas de controle de acesso

 

Vale ressaltar ainda, a importância da segurança no controle de acesso dos ambientes. Durante a história diversos casos de falha na segurança viraram notícia e causaram enorme prejuízo para as vítimas.

 

Nos Estados Unidos, por exemplo, as empresas Mattel (criadora das bonecas Barbie) e MGA (criadora das bonecas Bratz) travaram uma duradoura disputa judicial, que envolvia a propriedade intelectual da criação das Bratz.

 

A Mattel inicialmente acusou um ex-funcionário de criar uma nova linha de bonecas (as Bratz) enquanto ainda trabalhava na empresa, quando se demitiu e apresentou a ideia para a MGA, que começou a fabricação das bonecas, o que na constituição americana se configuraria como roubo. Portanto, a Mattel alegou que deveria manter propriedade da linha de bonecas Bratz.

 

Porém, a MGA não só provou que o funcionário já estava fora da empresa em um ano sabático quando criou a linha, como também que a Mattel tinha a espionado. Funcionários da Mattel com crachás de identificação falsos, burlaram a segurança da MGA para tirar foto de novos produtos. No fim do caso, a indenização sugerida pelo Judiciário era de 310 milhões de dólares.

 

Outro caso ocorreu no Brasil em 2008, quando foram roubados notebooks e discos rígidos da Petrobras, que continham dados sigilosos.

 

Os aparelhos ainda foram transportados em um contêiner, da Bacia dos Santos ao Rio de Janeiro, onde o furto foi descoberto. Por sorte, nenhum dos dados foram vazados. A polícia investigou e na época o crime foi tratado como espionagem industrial. Ou seja, mesmo numa empresa gigante como a Petrobras, falhas de segurança acontecem e podem gerar enormes prejuízos, o que mostra a preocupação que deve ser dada a esse tema.

 

Esses foram apenas alguns casos que mostram que a segurança no controle de acesso é um fator importantíssimo para qualquer organização, e que é necessário investir nessa área.

 

É nesse cenário que a Cardpress se insere, dispondo de cartões de PVC com tecnologias de segurança como QR-Code, código de barras, tarja magnética e aproximação. Esses cartões funcionam como ferramentas chave no controle de acesso para diversas instituições.

 

Faça seu projeto com a gente!

por GABRIEL DOMINGUES

- 979 visualizações

Palavras-chave: controle de acesso, segurança, crachá com código de barra, crachá com tarja magnética, cartão de aproximação, cartão com tarja magnética, cartão com código de barra, cartão com chip

 

Tags para pesquisa: controle de acesso, segurança, crachá com código de barra, crachá com tarja magnética, cartão de aproximação, cartão com tarja magnética, cartão com código de barra, cartão com chip